Vacina contra HPV já está disponível nas unidades de Saúde de Nova Venécia



Já está disponível nas unidades de Saúde do município de Nova Venécia a vacina contra o HPV para meninos na faixa etária de 12 a 13 anos. A vacina que até o ano passado era realizada somente em meninas, foi inserida no calendário de vacinação a partir do dia 02 de janeiro de 2017. A meta é vacinar, pelo menos, 80% do público alvo.

Para Gabriel Barbosa, Coordenador de Vigilância Epidemiológica e Imunização do município, a vacinação deve contar com a colaboração dos pais, para se atingir a meta: “Vale ressaltar que essa vacinação não é campanha e sim uma mudança no calendário em 2017 e é extremamente importante que os país levem seu filho até uma unidade de saúde mais próxima para buscar a imunização.” , disse.

O objetivo da vacinação para a população do sexo masculino é prevenir os canceres de pênis e verrugas genitais. Além disso, por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receberem a vacina, os homens colaborarão com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, prevenindo também os casos de canceres de boca, orofaringe.

O Brasil é o primeiro país da América do sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunização. A Faixa etária de vacinação será ampliada gradativamente até 2020 quando serão incluídos os meninos entre 09 e 11 anos.

Para o novo Calendário Nacional de Vacinação, a faixa etária da Vacina Meningocócica C (conjugada) será a mesma da indicada para a vacina HPV.

Meningocócica C -  A partir deste ano, meninos e meninas de 12 e 13 anos de idade também receberão mais um reforço da vacina meningocócica C. Até então, a primeira dose da vacina era dada aos 3 meses; a segunda aos 5 meses e o reforço aos 12 meses de idade.

A vacina é utilizada para prevenir doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C, que pode ser a causa de infecções graves, às vezes, até fatais, como a meningite e a sepse. A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção desses problemas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo de aluna agredida na saída de escola em Nova Venécia viraliza.

Nova Venécia: Capitella supera expectativas e atrai mais de 30 mil pessoas

JOÃO CREMASCO DIRETOR DA RÁDIO NOVA ONDA, RECEBEU HOMENAGENS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO